Ola pessoal
Este é um espaço para troca de informações e idéias, destinada principalmente ao curso de pós-graduação de gestão da qualidade e produtividade.
Espero que as informações trocadas neste espaço possam contribuir para um melhor conhecimento a respeito da matéria que estamos cursando.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
A internet e a tecnologia da informação são dois dos mais importantes avanços tecnológicos dos últimos anos.
No ambiente empresarial principalmente, podemos comprovar a importância destes temas, pois em quase tudo o que fazemos vemos a importância da internet e dos recursos que a tecnologia da informação nos oferece. É difícil imaginar a realização dos processos empresariais sem o uso de sistemas de informação.
Empresas são vistas como um sistema composto por outros sistemas, inclusive os sitemas humanos (tais como departamentos, grupos e times) e os sistemas de informação nela utilizados. Os sistemas das empresas podem ser classificados como: reais e tangiveis (equipamentos, objetos e sistemas de tecnologia da informação), abstratos (conceitos, idéias, plano e hipóteses) e mistos (departamentos)
Todo sistema, usando ou não recursos de Tecnologia da Informação, que manipula e gera informação pode ser genericamente considerado Sistema de Informação. Como exemplo, podemos citar tanto processos não informatizados, como agendamento de reunião entre gerente e pessoal técnico, feita por telefone pela secretária da empresa, até sistemas que envolvem TI, como por exemplo um banco de dados empresarial com interface via Web.
Dentre os motivos utilizados para o uso de sistema de informação nas empresas, podemos citarÇ
- Suporte à tomada de decisão
- Valor agregado ao produto (bens e serviços)
- Melhor serviço e vantagem competitiva.
- Produtos de melhor qualidade
- Mais segurança nas informações, menos erros, mais precisão,
- Aperfeiçoamento nos sitemas, eficiência, eficácia, efetividade, produtividade, redução de custos e desperdícios, controles de operação, etc.
O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, nos quais se inserem pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro, além da própria informação.
As empresas necessitam cada vez mais de informação, tanto do mercado quanto a respeito dos planos e intenções de consumidores e dos competidores. A informação propicia também à empresa um profundo conhecimento de si mesma e de sua estrutura de negócio, facilitando o planejamento, a organização, a gestão e o controle dos processos.
Nem todas as informações apresentam a mesma importância para uma tomada de decisão, devendo para tal, ser comunicada às pessoas certas, em sua forma e conteúdo adequados. Ela pode ser reutilizada, pois não se deteriora, nem se deprecia e seu valor é determinado exclusivamente pelo usuário.
A informação pode ser subdividade através de níveis hierárquivos, podendo ser classificadas por nível estratégico, tático ou gerencial e operacional
Postar um comentário